OBTENÇÃO DO CLCB ou CVCB
Para a obtenção de CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) ou CVCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é necessário que a edificação possua o memorial simplificado ou projeto técnico de prevenção contra incêndio e a desastre e todas as medidas de segurança contra incêndio.
A MK Engenharia presta serviço de consultoria para a obtenção dos certificados CLCB e CVCB. Atuamos desde a aprovação do projeto, instalação, emissão de laudos e verificação no local para orientar sobre as adequações a serem realizadas na edificação antes da vistoria do Corpo de Bombeiros.
Abaixo estarão algumas informações sobre os certificados CLCB e CVCB:
CVCB
Para obtenção CVCB será necessário solicitar a vistoria do Corpo de Bombeiros para edificações acima de 750 m² nos casos de construções novas, edificações que estão iniciando a atividade comercial ou que tenham sofrido mudança de ocupação, ampliação de área ou aumento de altura. A solicitação da vistoria deve ser solicitada pelo site http://www.prevfogo.pr.gov.br, assim que finalizado a solicitação será gerado a taxa referente a vistoria. O pagamento da taxa de vistoria da direito a realização de ate a 3 vistorias, a serem realizadas no período máximo de 1 ano, a contar da data de solicitação da vistoria.
Durante a vistoria o agente do Corpo de Bombeiros verificará o memorial simplificado ou projeto técnico de prevenção contra incêndio e a desastre, ART’s do CMAR (controle de materiais de acabamento e revestimento) e dos sistemas de alarme de incêndio e hidrante se constarem no projeto e todas a medidas de prevenção contra incêndio estão instaladas conforme norma e projeto aprovado. Em caso de conformidade estará disponível no site prevfogo.pr.gov.br o CVCB, em caso de inconformidade será gerado o relatório do vistoria.
CLCB
O CLCB é emitido para edificações que estejam renovando o CVCB ou para edificações que apresentem baixo risco, ou seja os casos em que a edificação de até 750 m² com até 2 pavimentos e cuja atividade econômica seja caracterizada pelo baixo risco. Em ambos os casos não é necessário a vistoria do Corpo de Bombeiros, mas fica sob responsabilidade do proprietário a correta execução medidas de prevenção contra incêndio e deve ser solicitado renovação anualmente.